quarta-feira, 7 de maio de 2008

CURSO ON LINE COFEN GRATUITO

CURSO ON LINE:

PROFICIÊNCIA, PROGRAMA DE CURSOS GRATUITOS À DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Para participar, é preciso estar em dia com a anuidade e as obrigações eleitorais junto ao COREN da jurisdição. Inscrições podem ser feitas no Portal COFEN.
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) oferece aos profissionais de Enfermagem o Programa de Aprimoramento Profissional – Proficiência, com cursos gratuitos de aprimoramento profissional a todos os Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem que estiverem em dia com a anuidade e obrigações eleitorais junto ao seu Conselho Regional (COREN). O Programa, com inscrições abertas desde 20 de setembro, é um grande avanço para o setor e tem o objetivo de proporcionar a indispensável formação continuada em áreas do conhecimento consideradas prioritárias para o trabalho da categoria.
No primeiro ano do Proficiência serão oferecidos 16 cursos à distância (via Internet) de 30 horas cada, sendo oito destinados aos profissionais de nível médio e oito aos de nível superior. Cada inscrito poderá realizar até dois cursos simultaneamente, escolhidos conforme nível de formação e área de interesse, desde que cumpra o prazo de 45 dias para conclusão, período no qual terá apoio e acompanhamento de monitores e tutores especializados, que esclarecerão dúvidas por meio de correio eletrônico ou chat. As avaliações também são online e os certificados serão emitidos pelo COFEN àqueles que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70%.
As inscrições podem ser feitas no Portal do COFEN (www.portalcofen.gov.br).
Cursos da Primeira Fase
ALTERAÇÕES E INTERVENÇÕES ASSOCIADAS AO ENVELHECIMENTOLevantar questões atualizadas em relação ao envelhecimento populacional, destacar as habilidades para o atendimento global ao idoso e sua família, atender aos aspectos éticos e humanísticos da sociedade brasileira, valorizar a promoção da saúde e do autocuidado.
QUIMIOTERAPIA: ATUALIZANDO O SABER E O FAZER DO ENFERMEIROHistórico e classificação dos quimioterápicos quanto à atuação sobre o ciclo celular, quanto à finalidade e quanto ao mecanismo de ação. Manipulação das drogas. Toxidade dos antineoplásticos. Sistematização da assistência de enfermagem.
AÇÕES GOVERNAMENTAIS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDEProgramas básicos de saúde: organização e práticas profissionais na comunidade. Programas emergenciais de saúde: intervenção profissional na garantia dos direitos humanos.
DISTÚRBIOS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS DO CLIENTE NA CLÍNICADistúrbios emocionais, distúrbios comportamentais, anamnese e exame psíquico, transtornos do pensamento, surtos psicóticos no pré e pós-operatório, transtornos ansiosos, transtornos afetivos, episódios de raiva e agressividade.

www.portalcofen.org.br

Nenhum comentário: